No Cariri, turista dorme em casas locais e conhece mestres populares

O cariri sempre foi uma terra de viajantes. Há pelo menos três seculos, vaqueiros levantam poeira ao cruzar com seus rebanhos essa região, ao sul do Ceará, em viagens em direção ao litoral.

Obrigada, Cariri.

"Junior tem 23 anos, é um dos meninos da Fundação Casa Grande (belo projeto que desenvolve crianças cariris por meio da educação cultural e geográfica da região e capacitando-as em diversas linguagens – fotografia, artes cênicas e música são algumas – que podem vir a ser futuras profissões). Ele está terminando sua segunda graduação, trabalha na produção de eventos na região e fora dela e tem uma imensa bagagem sobre projetos culturais. Com sua namorada e com sua mãe, ele trabalha na Agência de Turismo Comunitário, um projeto que recebe visitantes no Cariri inserindo-os na realidade das pessoas: com eles, você fica na casa de um sertanejo, come e conversa com as pessoas como mais um..."

Nova Olinda amplia opções para o turismo comunitário

Nova Olinda A cidade que passou a ser uma referencia em turismo de base comunitária, graças ao trabalho desenvolvido por meio da fundação Casa Grande...

Cariri: um mergulho cultural no Sertão

Atraídas pelos costumes regionais fomos parar na Região do Cariri: passamos por Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Crato, Exu, Assaré, Potengi, Santana do Cariri e Barbalha em um roteiro de 6 dias com a Agência de Turismo Comunitário da Fundação Casa Grande, que não poderia ter sido uma experiência mais enriquecedora.

Só deixo meu Cariri no último pau-de-arara

Mayra, que faz o maravilhoso O Brasil com S contou quase tudo que sabe (e ela sabe tudo) sobre o povo cativante do Cariri, que no passado acolheu Lampião e seu bando. Foi nessa terra cheia de histórias, que fica no extremo sul do Ceará e faz divisa com Pernambuco, que nasceram Gonzagão e padre Cícero. Uma das características mais fascinantes do povo do Cariri é o orgulho danado de sua região e uma vontade de cuidar das tradições locais, que a Mayra diz que viu em poucos lugares por onde já esteve. Ela contou que, desde a viagem, entende melhor a expressão “só deixo o meu Cariri no último pau-de-arara”.

O que fazer em Nova Olinda? Conheça a Fundação Casa Grande

Nova Olinda é uma cidade localizada no interior do Ceará, distante cerca de 560kms de Fortaleza, e um dos principais destaques do nosso roteiro durante a Expedição Sertões.

A criançada do Cariri Fundação Casa Grande, Chapada do Araripe

Surpreender-se com a sabedoria e desenvoltura dos guias-mirins, responsáveis por acompanhar o público na visita a gravuras pré-históricas e a outras atrações no sertão do Ceará.

1 / 1

Please reload

  • Facebook Social Icon

Av. Perimetrasl Sul, 589

Nova Olinda, CE 63165-000 - Brasil

Tel: (88) 3546-1222 /3546-1333 (08hs as 17hs)

Cel: (88) 99729-4103

Email: agenciaturismocomunitario@gmail.com

Contatos
Aceitamos
Siga
Show More
Parceiros
06.073545.10.0001-5
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now